25 de abr. de 2011

Campanha de vacinação contra a gripe no país

Fique de Olho!
De 25 de abril a 13 de maio, o Ministério da Saúde realiza a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Devem tomar a dose idosos, crianças com mais de 6 meses e abaixo de 2 anos de idade e gestantes. Também serão atendidos indígenas e profissionais de saúde. A meta é imunizar 1,16 milhão de pessoas no Rio, nos cerca de 200 postos de atendimento. No caso das crianças, a vacinação deve ser feita em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda doses.

PARA QUE SERVE
Ela protege contra os principais vírus da gripe que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da Influenza A (H1N1) — também conhecido como gripe suína.

QUEM PODE
Toda a população de 60 anos ou mais, toda a população indígena (acima de 6 meses de vida), crianças com idade entre 6 meses e dois anos, gestantes e profissionais de saúde.

QUEM NÃO PODE
Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos devem consultar o médico primeiro.

QUANDO
A campanha será entre 25 de abril e 13 de maio.

ONDE IR
Postos de saúde municipais e hospitais. Os locais de vacinação são informados pelo telefone 1746 ou pelo site www.rio.rj.gov.br/web/smsdc.

O QUE LEVAR
Quem foi vacinado nos anos anteriores deve levar o comprovante de vacinação. Caso não tenha a caderneta de vacinação, basta apresentar um documento de identidade.

HORÁRIO
De segunda a sexta-feira e no sábado, dia 30/04, de 8h às 17h. Nos outros sábados, de 8h às13h. No caso dos profissionais de saúde, não é necessário ir a um posto, pois a vacina será aplicada no local de trabalho.

PRÓS
A vacina previne contra os principais vírus que circulam no hemisfério sul, incluindo o influenza A (H1N1), que provoca a chamada gripe suína. Evita também complicações da gripe, como pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão.

CONTRAS
A vacina causa dor e sensibilidade no local da injeção. É impossível desenvolver os sintomas da gripe por causa da vacina. O vírus utilizado em sua fabricação é inativado.

http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/campanha-de-vacinacao-contra-gripe-no-pais-1637053.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário